Projetos
2025 - ASTREA - Advanced Sensors and Technologies for Robotic Extrusion and Automation
O projeto ASTREA visa o desenvolvimento de sistemas de monitorização dos parâmetros do processo de fabricação aditiva (FA) de grande escala, implementação de protocolos de comunicação e avaliação térmica da adesão de camadas depositadas em protótipos e peças de grande dimensão e complexidade produzidos por FA. Este projeto pretende, além disso, atualizar o portfólio de matérias-primas disponíveis para este tipo de sistemas com a realização de estudos de composição, caracterização (térmica, mecânica, reológica, entre outros) em ambiente laboratorial, operação de equipamentos de extrusão e otimização de protótipos e peças a partir de FA de materiais à base de polímeros reciclados.
As novas formulações de materiais a produzir serão, intrinsecamente, recicláveis e obtidas a partir de resíduos de origem natural ou fóssil (termoplásticos) e serão utilizadas para a produção de componentes para a indústria do mobiliário. A monitorização e o controlo de braços robóticos são fundamentais para aumentar a eficiência e promover a inovação nos processos de fabricação. É essencial implementar soluções que: (a) procedam à monitorização em tempo real, recolhendo dados de sensores; (b) detetem anomalias e (c) ajustem dinamicamente os parâmetros operacionais possíveis. A aplicação de algoritmos de IA (Machine Learning), quando alimentados por um volume de dados significativo, torna-se extremamente valiosa tanto para a previsão de falhas como para a manutenção preditiva e proativa dos equipamentos.
O principal objetivo do projeto ASTREA é melhorar a precisão da fabricação e a qualidade dos produtos fabricados, aumentar a eficiência operacional, reduzir falhas e/ou tempos de inatividade, e evitar desperdício de material.
ASTREA
ANI – Agência Nacional de Inovação Ref: COMPETE2030-FEDER-02205600
Design e fabricação aditiva
29 de agosto de 2025
28 de agosto de 2028
Álvaro M. Sampaio (Escola de Arquitetura, Arte e Design)