Notícias
Investigadora da Xunta de Galicia, Celtia Rodríguez González, inicia uma estadia pós-doutoral de um ano no Lab2PT e na UAUM
Outubro de 2025 a Setembro de 2026
Publicado a

A 1 de outubro de 2025, a investigadora Celtia Rodríguez González ingressou na UMinho, com uma estadia de investigação de um ano.
Celtia obteve uma bolsa do sistema de I+D+i da Xunta de Galicia como Investigadora Pós-Doutoral, atribuída ao Centro de Investigação Interuniversitário das Paisagens Atlânticas Culturais (CISPAC) e ao Grupo de Investigação SINCRISIS da Universidade de Santiago de Compostela.
A bolsa prevê uma estadia internacional de dois anos, sendo o primeiro deles em Institut Ausonius (umr 5607), Université Bordeaux-Montaigne, e o segundo, adstrito ao Lab2PT e à UAUM, sob a orientação da investigadora Rebeca Blanco-Rotea.
O seu projeto, denominado «COIDARQ. Coidados, materialidades e espazos: Investigación das sociedades rurais altomedievais do NW da Península ibérica», investiga as sociedades rurais altomedievais do Noroeste da Península Ibérica através da perspetiva de género e abordando aspetos relacionados com o quotidiano e a produção doméstica. O objetivo final desta investigação é estabelecer um quadro histórico-social sobre as pessoas que habitaram, nos séculos V e XI, no território conhecido como Gallaecia, a partir do estudo da materialidade arqueológica.
Instituições participantes: Xunta de Galiza, Universidade de Santiago de Compostela