Exposições
TERRAS QUE BRILHAM - Exposição de acervos fotográficos da antiga Diamang
EXPOSIÇÃO
TERRAS QUE BRILHAM – Exposição de acervos fotográficos da antiga Diamang
Onze painéis e 55 fotografias compõem o itinerário da Exposição TERRAS QUE BRILHAM. Muito provavelmente, o espetador ao ver/ler as imagens ficará surpreendido pela luminosidade que delas emanam e que contraria a sua expectativa de observar imagens fotográficas antigas.
As fotografias expostas foram reproduzidas a partir dos negativos, cuidadosamente limpos de forma a eliminar as marcas de degradação, sem qualquer artificio, de forma a restituir a imagem original tal como percecionada pelos contemporâneos de então .
O espólio do Arquivo Fotográfico da Diamang, sedeado no Museu Nogueira da Silva da Universidade do Minho, constitui um acervo histórico único do passado colonial do Império Português, revelador do investimento muito precoce da Companhia da Diamang no campo multidisciplinar da produção fotográfica.
O valor deste acervo é tanto mais significativo uma vez que a captação de registos visuais constituía uma prerrogativa exclusiva dos técnicos do Laboratório de Fotografia da Diamang e dos seus quadros superiores. Nestas circunstâncias, as fotografias espelham não a experiência histórica daqueles – africanos e europeus – que habitaram a Lunda, mas antes a perspetiva ditada pela visão da administração da empresa até à independência de Angola.
A presente exposição configura-se como uma entrada preliminar sobre o valor deste extenso arquivo composto por mais de 30.000 exemplares de fotografias e de negativos que importa problematizar em termos da sua preservação e divulgação.
Ficha Técnica:
Fátima Moura Ferreira (Universidade do Minho, Lab2PT/In2Past) & Duarte Belo
Maria João Ganga & Isilda Alves Coelho (Casa das Artes)
Fonseca Pequenino (Casa das Artes)
Marco Martins (Endiama)
Miguel Carlos (Casa das Artes)
Nadi Domingues (Endiama)
Nuno Coelho (Casa das Artes)
Paulo Cochat (Casa das Artes)
Sheila de Paiva (Endiama)
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Projeto de Investigação coordenado por Fátima Moura Ferreira (Lab2PT/In2Past) sobre o estudo e tratamento digital dos acervos fotográficos da Companhia de Diamantes, sedeados no Museu Nogueira da Silva (UMinho) e no Arquivo Distrital de Braga.
O projeto é apoiado através do Financiamento Plurianual do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), Ref.ª UID/04509: Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT/UM), financiado por fundos nacionais (PIDDAC) através da FCT/MCTES.
A presente exposição foi apoiada integralmente pela Endiama e Casa das Artes.
23 de janeiro de 2026
Casa das Artes, Luanda, Angola
Fátima Moura Ferreira (Universidade do Minho, Lab2PT/In2Past) & Duarte Belo Maria João Ganga & Isilda Alves Coelho (Casa das Artes) Fonseca Pequenino (Casa das Artes) Marco Martins (Endiama) Miguel Carlos (Casa das Artes) Nadi Domingues (Endiama) Nuno Coelho (Casa das Artes) Paulo Cochat (Casa das Artes) Sheila de Paiva (Endiama)